
Um tempo atrás, eu imaginava o que causava o fanatismo nas pessoas.
Sim, de tanto ver, e ouvir falar das multidões desesperadas, que idolatram seus idolos, e que fazem coisas absurdas para conseguir ao menos chegar perto de pessoas, aqueles ídolos, que nem imaginam que voce existe. As vezes eu ficava irritado, confesso.
Mas agora, eu me encontro no meio dessa nação, que os fãs formam. E a resposta é muito simples; O fanatismo não tem explicação.
Talvez seja o ritmo, as letras, a identificação com o artista. Talvez seja só pra dizer que tem um ídolo, ou que por irônia do destino, fã e ídolo se pareçam. Não somente mentalmente, ou emocionalmente, mas em alguns casos chega a ser até fisicamente ;D
É impressionante como todas as músicas deles são boas, como todas tem seu exato momento, e circunstância.
Naquelas horas que estamos bem, ligamos o som a toda altura, cantamos juntos até chegar naquela parte que desafinamos. Quando ficamos péssimos, colocamos aquela música que nos faz colocar para fora todo o choro que estamos prendendo. Quando estamos apaixonados, sempre tem a "nossa música".
Pra quem é fã de um cantor, tenho quase certeza de que todos decoram todas as músicas, todas as letras. Procuram saber tudo da vida dele, o que ele faz, ou deixa de fazer. Para qualquer coisa que está fazendo para ouvir o que os tablóides vão falar. E disso para mais.
Ser fã te leva a tomar atitudes sem explicação em relação à quem se admira, como defender as atitudes dele, que mesmo estando totalmente errado. A mídia pode cruxificá-lo, o povo pode falar o que quiser, mas nada consegue mudar o modo de nós pensarmos sobre um estranho que mal conheçemos, muitos só sabem o superfícial.
Fazemos coisas absurdas, gastamos quantias absurdas de dinheiro só para presenciar alguns momentos, poucos minutos, aquela presença que somente a nossa visão tem o prazer de estar em contato. Se não conseguimos, parece o fim do mundo. Não queremos esperar a próxima vez, e pensamos sempre na pior hipótese, como a de que ele nunca mais vai voltar. Mas se conseguimos, gritamos até ficar roucos, cantamos juntos com a multidão, caímos em lágrimas sem explicação. Nos matamos por uma simples foto, ou por um autógrafo. Ou por bem menos, um simples toque nele já vale por tudo.
Ai vão virar para mim e falar: "Isso é ridículo, o que voce vai ganhar com isso?", ou "isso é coisa da idade", ou "voce que se foda, dinheiro no bolso dele".
Mas vamos parar para pensar. De todos nós, que atire a primeira pedra aquele que não é fã.
(...)
Como eu imaginei, ainda estou ileso.
Não existe idade, sexo, ou nenhuma restrição para ser um fã.
Por ai existem muitos como eu, que admiram o trabalho de algum artista que a mídia carrega nas costas.Vejo milhares de mulheres bem casadas que babam, e se duvidar ficam nuas para chamar a atenção do senhor Bono Vox, mas também tem muitos marmanjos que dariam tudo para ser "Jesus". Mas também tem outros que são doidos por aquela banda que só eles conhecem.
Não para por ai. Saindo da música, todo domingo inúmeras pessoas não saem de casa por causa do jogo do seu time amado, e se sai, liga o rádio do carro, para em cada barzinho para ver o placar, ou então vai para o estádio. Vibram com cada jogada bonita, perdem a paciência com a defesa mal armada. Xingam o juiz sempre, não vêem a hora de terminar os acréscimos, e se o time ganha, no outro dia é camisa do time. Mas se o time perde, tem camisa também, mas o mal-humor estará junto, porque outros fãs do esporte com certeza irão lembrá-lo da derrota do seu time.
E não é só por esportes ou música. Não precisa ser exatamente de uma celebridade, mas somos fãs, temos que admitir.
Que seja de nossas mães, de nossas avós. Dos nossos animais de estimação, do animal de estimação da vizinha, ou da própria vizinha. De algum amigo que dançe demais, ou de outro que por não dançar nada e não ter vergonha de assumir isso, acaba sendo uma pessoa muito foda. Dos músicos, pintores e outros talentosos. Ou por aqueles que não tem talento artístico, mas tem cérebro. Não importa por quem, ou pelo o que.
Eu faço o filme da minha vida. A trilha sonora fica por conta DELE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário