segunda-feira, 17 de maio de 2010

Esse Produto Contém..



Contem mais de 4.700 substâncias quimícas que podem causar a dependência. Ninguém acredita, até a praga do cigarro te acompanhar até o tumulo. Não contém Glúten. Muitos, inclusive eu, não fazem a menos idéia do que isso é, mas mesmo assim continuamos comendo sem preocupação alguma. Contém o bacilo "X" que faz milagres dentro do seu corpo. A diferença vai ou não ser sentida após o constante uso, mas é de confiança porque tem muita gente que recomenda. Contém milhares de rótulos e informações que muitos desconheçem, ou que não fazem a menor idéia do que aqueles tantos compostos vão fazer com voce, já que ninguém é igual. Se nossos antepassados queria mudar o mundo, eles conseguiram. Nos deixaram uma sociedade hipócrita, que dá maior valor à conceitos ultrapassados do que as próprias conclusões.

Engraçado. Não me lembro nem do que eu comi no café da manhã de hoje, então muito menos lembrarei da data; mas acho que foram algumas semanas atrás, que minha imaginação tão fértil fez mais uma das tantas metáforas que passam pela minha mente. E essa, ao meu julgar, faz parte das "é, boa comparação". Porque se pararmos para pensar, são poucos que não passaram por isso. Poucos são os que em algum momento julgaram alguém, alguma situação ou qualquer outra coisa, e depois de instântes à presença dessa pessoa, ou vivenciando a situação descrita, não mudou de opinião.
Aquela banda insuportável, que algum tempo depois não sai da sua cabeça, e muito menos os posteres da parede do seu quarto. Aquele programa de televisão tão besta, que de tão besta conseguiu te tirar dos noticiários de desgraça. Aquele esporte que até então era para poucos, e que voce já não ve a hora de ter outra sessão.
Não foram poucos os que disseram na minha frente ou não "ele é muito metido" ou "ele é convencido demais". Ninguém gosta de ouvir críticas, e não tem como negar. Mas depois de uma crítica, tem muita gente que evoluí, ou minimiza o defeito. Ser criticado, para mim tem o seu lado bom, como qualquer coisa que acontecer comigo. Afinal, bom humor é contagiante. Mas o pior são as afirmações e críticas de pessoas que não sabem do que estão falando. De pessoas que voce nunca dialogou ou teve qualquer convivência. Isso deixa qualquer um puto, até eu.
Me questiono porque as pessoas gostam tanto de falar o mal dos outros. Porque são poucos que não preferem ceder ao PRÉ-CONCEITO, a não dar ouvidos ao que dizem e desprezar a primeira impressão, ao invés de se jogar ao desconhecido. Lógico, deve ser porque ninguém é tonto a ponto de fazer coisas que teram um desfecho desfavorável, ou porque ninguém quer companhias desagradáveis. Mas e se, somente por uma vez, por um momento, as pessoas dessem uma oportunidade para aquele até então desconhecido, somente ceder o tempo que aquele indivíduo precisa para te fazer mudar de idéia? Tem coisas que vale dar a cara a tapa, mesmo que contra a vontade.
Foram os inúmeros que eu rotulei, que deixei de falar, ou pensei mal. Tantos que eu achei fúteis, ingênuos e malandros. Tantos imorais, e outros lamentávelmente politicamente corretos, eu confesso. Mas em um verídico dia do meu janeiro de 2008, foi uma desconhecida, uma menina "metida e desagradável" que veio me dar um abraço, e falar "calma, está tudo bem. Tudo ficará bem", e não um dos meus amigos, que ali não estavam fisicamente. Foi ai que o peso veio, e o choro apertou. Porque a culpa que senti naquele momento me dava vergonha, a ponto de não merecer aquele gesto tão carinhoso da parte dela. Atitude que me trouxe mais um aprendizado, nunca mais julgar antes de conheçer. E eu lembro daquela menina a cada dia, cada instânte, quando se trata dos outros.
Sim, as vezes eu ainda me flagro, sem intenção alguma, enquadrando os outros nos tantos rótulos que existem. Mas ai me vem o silêncio, a ponto de travar qualquer palavra que eu queira pronunciar. E passado alguns minutos, horas ou dias, após passar mal de tanto rir com aqueles, eu respiro fundo, me recomponho da crise de risos, e sorrio. Porque as pessoas são muito mais do que aparentam, e isso só se descobre quando se deixa o seu legado para trás. Não irá ofender a honra do seu nome, mas irá terminar com tudo que o suja. Mas da água para o vinho..
Ontem, enquanto eu estava sentado no chão, olhando o céu quase sem nuvens, ouvi passos que vinham de dentro da casa. Não me importei em olhar para descobrir quem era, mas quando ela redigiu a palavra a mim, seria falta de educação continuar de costas. Ela veio em minha direção com passos lentos, sentou no segundo degrau da escadaria que estava perto de mim, e ficamos conversando. E para mim, foi muito agradável, eu gosto quando ela vem falar comigo. E ficamos falando sobre assuntos tão comuns, sobre nossos gostos e outras coisas tão normais, até ela se levantar, e ir fazer o que tinha que fazer. Voltei a olhar para aquele céu e lembrei do que eu pensava sobre aquela mulher no princípio. E não eram coisas tão ruins, para falar a verdade. Só preferia ficar de boa, porque até hoje ela faz prevalescer a autoridade dela. Lembrei do silêncio que ela redigia a mim, e das poucas palavras que falavamos um ao outro. Passou uma retrospectiva, um filme na minha mente, que me mostrava a evolução entre nós. Surgiram mais dialogos, eu me sentia a vontade na presença dela, e como um passe de mágica, lembro dos sorrisos já não tão raros e tão bonitos, que ela tem. E a lembrança de um agradecimento que previamente à tudo isso me foi feito, um "obrigado por não correr da minha mãe."
Alguns segundos após tudo isso, me veio um riso, e uma felicidade contagiante. Não somente por a minha sogra ser do jeito que é, mas por eu ter percebido, e mudado a atitude em relação a ela. Afinal, ela é uma pessoa normal, igual à mim, a filha dela, ou a qualquer um que já existiu. Talvez seja por isso que agora a presença dela me agrada tanto, assim como a de tantas pessoas que em algum momento tive alguma dúvida de como agir.


E não vale mais a pena ficar julgando os outros.
Porque algum dia, um deles mudará a sua vida.

.. e outros, te trarão a inspiração que lhe falta. Para as três, meus sinceros agradecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário